Saber como fazer inauguração de loja é muito importante para quem vai abrir um novo PDV (Ponto de Venda). É uma excelente oportunidade para se destacar na primeira impressão e atrair clientes potenciais.
Entretanto, para que o evento seja um sucesso, é preciso fazer um planejamento com muito cuidado.
Por isso, neste artigo, vamos listar quais detalhes você deve ficar atento e dar dicas de como fazer uma inauguração de sucesso. Boa leitura!
Entenda a importância da inauguração de loja
Um evento é uma oportunidade perfeita para causar uma excelente primeira impressão. Quem estiver presente na inauguração do PDV pode, futuramente, se tornar um consumidor fiel da sua loja, por exemplo.
A inauguração de loja também é uma excelente oportunidade de divulgação, não apenas do estabelecimento físico como do negócio que ele opera.
Ao anunciar a data de inauguração você já aquece a expectativa do público e espalha a novidade sobre o novo empreendimento.
Outro benefício da inauguração de loja, é que ela gera mídia espontânea. Isso ocorre antes do evento, com a divulgação da inauguração, e depois, com notícias das atrações que vão acontecer durante o lançamento.
Confira os detalhes importantes para a inauguração de loja
Como você viu no tópico anterior, a inauguração de loja pode ser uma grande oportunidade para atrair e captar clientes. Por isso, é preciso atenção aos detalhes no dia do evento.
Veja algumas dicas para criar um evento de sucesso!
Decoração
A decoração faz parte da identidade da loja. Na inauguração, é importante que ela tenha um toque especial, mas deve se manter alinhada com a essência da empresa.
Isso significa atentar para o branding do negócio, pensando em detalhes como por exemplo as cores, fontes, elementos específicos, entre outros itens.
Vale lembrar que grandes redes costumam ter um padrão para os eventos. Por isso, franquias devem sempre verificar as regras ao planejar a inauguração.
Geralmente, uma decoração atrativa e acolhedora é fundamental para fazer os seus convidados se sentirem à vontade em eventos especiais.
Por isso, aposte em uma iluminação diferenciada e em arranjos de bom gosto para deixar o ambiente interessante.
Atrações
Atrações especiais sempre chamam a atenção do público. Por isso, planejar um evento marcante ajuda na divulgação do negócio e atrai a movimentação para a loja.
A presença de influenciadores digitais pode ser uma ótima forma de garantir resultados, até porque eles vão ajudar a divulgar o evento.
É um tipo de parceria que muitas empresas buscam atualmente, mantendo um relacionamento sólido até mesmo depois da abertura das lojas.
E que tal contratar um músico para fazer uma apresentação ao vivo durante a inauguração?
A acústica é um detalhe muito importante para o evento: é preciso que o som esteja em um volume agradável para que seus convidados possam aproveitar a música e conversar tranquilamente.
Comida e bebida
Outra medida para criar uma inauguração interessante é proporcionar um coquetel de lançamento, com bebidas e quitutes, por exemplo.
Você também pode ir além e servir um buffet mais completo, de acordo com a relevância e o orçamento.
O menu é um fator importante para o evento, assim como a escolha da carta de bebidas. Avalie com cuidado as suas opções antes de tomar uma decisão.
Em caso de dúvidas, se possível, vale a pena contratar pessoas especializadas para que os “comes e bebes” harmonizem com a ocasião.
Assim como a decoração, o cardápio pode ter uma base temática para combinar com a loja: docinhos decorados, cardápio relacionado à cultura da loja e até copos personalizados que funcionem como brindes.
Registros fotográficos
Contratar uma equipe fotográfica para registrar o evento também é outro detalhe importante. Afinal, seus funcionários estarão ocupados demais realizando o atendimento para poderem fazer os registros por conta.
O material é uma base para servir como portfólio e, por isso, precisa ser variado. Contrate também serviços de vídeos, pois eles são um complemento para mostrar a interação com o público.
É interessante registrar fotos com os que clientes, porque eles mesmos vão poder divulgá-las posteriormente, aumentando o alcance do seu marketing.
Além de divulgar o sucesso do seu evento nas redes sociais, as imagens também podem ser utilizadas pela mídia local em reportagens e coberturas sobre a movimentação na loja.
Veja 4 dicas para organizar uma inauguração de loja
1. Escolha da data ideal
Um detalhe fundamental para a inauguração é a data do evento. O ideal é que ela não seja próxima a feriados prolongados para que mais pessoas possam comparecer à festa.
Para isso, você pode analisar o calendário para verificar um dia de interesse para o público-alvo.
A hora também deve ser levantada, dando preferência para a noite, já que é um horário que muitas pessoas já saíram do trabalho. O evento também pode acontecer durante todo o dia.
2. Pense no estilo do evento
Qual será o estilo da festa? Um happy hour ao ar livre? Ou um coquetel à noite? Pensar nesses detalhes vão ajudar a definir o cardápio, carta de bebidas, decoração e, além disso, outros detalhes importantes da festa.
3. Prepare tudo com antecedência
Para que tudo ocorra como planejado, o ideal é que você inicie a preparação para o evento com algumas semanas de antecedência.
Uma dica para evitar problemas durante a festa é, por exemplo, enviar o convite aos convidados somente depois de ter contratado todos os serviços que precisa.
4. Identifique bem o seu público-alvo
O público-alvo é um indicador essencial para qualquer negócio, então você já deve tê-lo bem definido quando for inaugurar a sua loja.
As ações de divulgação do evento devem se concentrar especialmente nesse grupo, que vai ter mais probabilidade de participar.
5. Divulgue o evento
A divulgação da inauguração de loja pode seguir várias estratégias. Você pode fazer, por exemplo, ações de redes sociais, panfletagem, anúncios nos buscadores e até um trabalho de assessoria de imprensa.
Entre em contato com a mídia local da sua cidade e informe sobre os atrativos da sua inauguração. Isso pode gerar uma reportagem e ampliar a divulgação.
6. Crie ações de marketing específicas para data
O marketing deve prosseguir até durante a realização do evento. Isso porque ele é uma estratégia também de engajar e criar vínculos com o público.
Para isso, vale promover campanhas de interação como sorteios e distribuição de brindes.
Os sorteios são uma forma muito popular de engajamento e você pode promovê-lo com prêmios medianos, que não afetem o orçamento.
O cenário ideal é usar um produto relacionado ao seu negócio, para gerar mais divulgações.
Lembre-se de verificar os regulamentos para a prática de sorteios, pois há regras que devem ser seguidas.
Brindes de vale-compras e vale-presentes também são ideias interessantes para criar vínculo com os visitantes.
Isso porque, você pode oferecer um valor X, que não prejudique os seus lucros e que seja
7. Desenvolva promoções exclusivas
Uma boa promoção de inauguração é um bom mote para promover o buzz de lançamento, ajudando a criar resultados logo no primeiro dia do negócio.
Para isso, você precisa planejar os detalhes com cuidado.
Haverá um estoque limitado? O seu estoque é capaz de suportar a demanda? Até que porcentagem de desconto é interessante para a ação?
Lembre-se de deixar tudo bem especificado durante as campanhas de divulgação!
8. Invista no atendimento aos participantes
Trabalhar o relacionamento é fundamental para criar uma boa imagem da loja. Deixe a sua equipe afiada para interagir com o público de maneira amigável e simpática, explicando as coleções e produtos.
Uma estratégia que deve ser desenvolvida é captar os contatos para futuro trabalho no mailing de marketing. Aproveite esse momento para expandir a sua rede e trabalhar o funil de vendas!
Gostou das nossas dicas de como fazer inauguração de loja arrasadora? Como pôde perceber, são diversos detalhes e tudo precisa estar impecável. É como diz o conhecimento popular: a primeira impressão é a que fica!
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