A qualidade no atendimento ao cliente é um fator determinante para o sucesso do seu negócio. Afinal, um serviço bem-feito inspira confiança e aumenta a satisfação do consumidor.
O preço por si só não é garantia de venda. É muito comum um cliente desistir da compra porque foi mal atendido ou porque o serviço demorou muito.
Se o seu estabelecimento deixa a desejar nesses pontos, no entanto, você corre o risco de perder o seu público para a concorrência.
Por outro lado, eles são fatores decisivos para alcançar a fidelização, podendo até inspirar recomendações para futuros consumidores.
Então fica a pergunta: o que você tem feito para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente? Confira algumas dicas a seguir!
Pratique a empatia
O atendimento automatizado está em ascensão no mundo digital, mas as pessoas ainda ficam mais inclinadas a comprar quando se deparam com a empatia no atendimento.
Por isso, os pontos físicos e os canais humanos precisam ter colaboradores que consigam se aproximar do consumidor e identificar como tratar cada segmento.
Para isso, é importante que a sua equipe sempre reforce que lembra o nome do cliente, esboce sorrisos, seja educada e gentil.
A partir desses pontos, vai ser possível conseguir informações mais assertivas para efetivar a experiência da compra.
Identifique as necessidades do cliente
Reforçando: aproximar-se do público ajuda a identificar as necessidades que ele possui.
Ao saber essas informações, você vai ter embasamento para conquistá-lo com um atendimento personalizado, evitando situações que possam desagradar.
Expectativas, desejos, atividades e contextos sociais são alguns fatores que impactam o comportamento de compra.
Essas características também ajudam a definir uma persona para criar campanhas direcionadas de marketing digital!
Ofereça brindes e promoções
Os brindes e as promoções representam um caminho estratégico para atrair e conquistar o público.
Focar nos produtos com descontos ou em itens que trazem benefícios e brindes ajuda a ressaltar as vantagens para o consumidor.
Com isso, aumenta a confiança na qualidade no atendimento ao cliente. Afinal, quem não gosta de realizar compras que tragam vantagens, não é mesmo?
Diversifique as formas de comunicação
Se a sua comunicação é deficiente, um aviso: há grandes chances de o seu cliente se irritar.
Quanto mais demorado e difícil é o acesso ao atendimento, menos satisfeito ele fica. Isso pode contribuir para a desistência da compra.
Assim, é recomendável desenvolver vários canais de acesso à comunicação, ampliando as possibilidades de interação. Se o cliente tiver dúvidas sobre produtos e serviços, ele não vai ter confiança para realizar uma ação.
Alguns formatos bastante usados são linhas telefônicas, e-mails, bate-papos em sites e redes sociais, SMS e WhatsApp. Atenção: evite ser invasivo!
Treine sua equipe
A equipe precisa estar alinhada com as estratégias da empresa para que o atendimento não tenha falhas.
A forma de tratamento é quesito básico para uma boa experiência — por isso a simpatia do colaborador deve ser analisada ainda na entrevista.
No restante, treinar os funcionários para que eles conheçam os produtos; saibam o que, quando e como ofertar; e tenham as informações adequadas para qualquer situação são atitudes altamente relevantes para o sucesso do atendimento.
Faça pesquisas de satisfação
Saber o que esperar do cliente deve ser uma das prioridades no seu estabelecimento.
Por isso, realizar pesquisas de satisfação pode ser um trunfo para buscar melhorias e aprimoramentos nos serviços.
Você pode enviar questionários por e-mail, por exemplo, mas tenha cuidado para não os encher de perguntas.
Então, analise as respostas e veja o que pode ser reforçado para satisfazer os diferentes perfis de consumidores que a sua loja recebe diariamente.
As dicas acima vão ajudar você a elevar a qualidade no atendimento ao cliente. Além de deixá-lo satisfeito, farão a sua loja se destacar no mercado. Não se esqueça de conhecer o seu cliente para conhecer o seu atendimento!
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