Qualidade no atendimento ao cliente: como melhorar?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 23/07/2019. Negócios e investimentos

A qualidade no atendimento ao cliente é um fator determinante para o sucesso do seu negócio. Afinal, um serviço bem-feito inspira confiança e aumenta a satisfação do consumidor.

O preço por si só não é garantia de venda. É muito comum um cliente desistir da compra porque foi mal atendido ou porque o serviço demorou muito.

Se o seu estabelecimento deixa a desejar nesses pontos, no entanto, você corre o risco de perder o seu público para a concorrência.

Por outro lado, eles são fatores decisivos para alcançar a fidelização, podendo até inspirar recomendações para futuros consumidores.

Então fica a pergunta: o que você tem feito para melhorar a qualidade no atendimento ao cliente? Confira algumas dicas a seguir!

Pratique a empatia

O atendimento automatizado está em ascensão no mundo digital, mas as pessoas ainda ficam mais inclinadas a comprar quando se deparam com a empatia no atendimento.

Por isso, os pontos físicos e os canais humanos precisam ter colaboradores que consigam se aproximar do consumidor e identificar como tratar cada segmento.

Para isso, é importante que a sua equipe sempre reforce que lembra o nome do cliente, esboce sorrisos, seja educada e gentil.

A partir desses pontos, vai ser possível conseguir informações mais assertivas para efetivar a experiência da compra.

Identifique as necessidades do cliente

Reforçando: aproximar-se do público ajuda a identificar as necessidades que ele possui.

Ao saber essas informações, você vai ter embasamento para conquistá-lo com um atendimento personalizado, evitando situações que possam desagradar.

Expectativas, desejos, atividades e contextos sociais são alguns fatores que impactam o comportamento de compra.

Essas características também ajudam a definir uma persona para criar campanhas direcionadas de marketing digital!

Ofereça brindes e promoções

Os brindes e as promoções representam um caminho estratégico para atrair e conquistar o público.

Focar nos produtos com descontos ou em itens que trazem benefícios e brindes ajuda a ressaltar as vantagens para o consumidor.

Com isso, aumenta a confiança na qualidade no atendimento ao cliente. Afinal, quem não gosta de realizar compras que tragam vantagens, não é mesmo?

Diversifique as formas de comunicação

Se a sua comunicação é deficiente, um aviso: há grandes chances de o seu cliente se irritar.

Quanto mais demorado e difícil é o acesso ao atendimento, menos satisfeito ele fica. Isso pode contribuir para a desistência da compra.

Assim, é recomendável desenvolver vários canais de acesso à comunicação, ampliando as possibilidades de interação. Se o cliente tiver dúvidas sobre produtos e serviços, ele não vai ter confiança para realizar uma ação.

Alguns formatos bastante usados são linhas telefônicas, e-mails, bate-papos em sites e redes sociais, SMS e WhatsApp. Atenção: evite ser invasivo!

Treine sua equipe

A equipe precisa estar alinhada com as estratégias da empresa para que o atendimento não tenha falhas.

A forma de tratamento é quesito básico para uma boa experiência — por isso a simpatia do colaborador deve ser analisada ainda na entrevista.

No restante, treinar os funcionários para que eles conheçam os produtos; saibam o que, quando e como ofertar; e tenham as informações adequadas para qualquer situação são atitudes altamente relevantes para o sucesso do atendimento.

Faça pesquisas de satisfação

Saber o que esperar do cliente deve ser uma das prioridades no seu estabelecimento.

Por isso, realizar pesquisas de satisfação pode ser um trunfo para buscar melhorias e aprimoramentos nos serviços.

Você pode enviar questionários por e-mail, por exemplo, mas tenha cuidado para não os encher de perguntas.

Então, analise as respostas e veja o que pode ser reforçado para satisfazer os diferentes perfis de consumidores que a sua loja recebe diariamente.

As dicas acima vão ajudar você a elevar a qualidade no atendimento ao cliente. Além de deixá-lo satisfeito, farão a sua loja se destacar no mercado. Não se esqueça de conhecer o seu cliente para conhecer o seu atendimento!

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