Com o passar dos anos, os óculos se uniram às novas tecnologias e aos tratamentos de lentes para óculos de grau.
Com isso, a qualidade da visão melhorou, ficando mais nítida e com maior proteção aos olhos. Conhecer os processos é fundamental para quem deseja investir em uma ótica.
Esses tratamentos são aplicações adicionais às lentes, fazendo-as ganhar características a mais do que se fossem simplesmente puras. Eles fornecem mais conforto e melhor qualidade de visão para o usuário.
A cada dia, acontece a democratização desses produtos, principalmente porque a concorrência e a tecnologia das principais fabricantes de lentes, como Zeiss, Hoya, Essilor e tantas outras, trazem em seu mix tais tratamentos de lentes para óculos de grau.
Isso reduz constantemente o investimento e promove maior vantagem competitiva às lojas que investem na modernização dos materiais.
Vamos conhecer os benefícios dos principais tipos e formatos de lentes para óculos de grau?
A importância do material e da esfericidade das lentes para óculos de grau
Escolher adequadamente as lentes para óculos de grau é fundamental para gerar a melhor experiência na visão.
Quem trabalha com óticas precisa estar atento para recomendar as melhores opções.
Cada tipo de material e esfericidade está ligado a um problema de visão e se adapta melhor de acordo com o usuário e a receita de grau.
Alguns benefícios são globais; eles aumentam a qualidade de visão de todas as pessoas. Nesse caso, podemos citar a proteção UV, por exemplo, que filtra os raios ultravioletas do sol e reforçam a saúde dos olhos.
Acompanhar as novidades do mercado também é importante nesse sentido.
Os materiais são cada vez mais leves e a tecnologia busca deixar as lentes para óculos de grau cada vez mais finas. Assim, pacientes de grau alto não precisam ficar com aquele visual “fundo de garrafa.”
Em meio ao avanço da tecnologia, outra questão importante para a qualidade desses objetos é a resistência a impactos.
Escolher um material protegido contra quedas e riscos promove a maior durabilidade das lentes e evita transtornos.
Quem tem grau alto não pode ficar sem óculos, então imagine se as lentes quebram? A dica para evitar isso é justamente escolher lentes resistentes e com materiais de qualidade.
Ter um par de óculos reserva também é importante, mas a qualidade faz diferença.
E mais um detalhe que deve ser lembrado é o tratamento adequado nas lentes para óculos de grau.
De acordo com as especificações, é possível conter riscos, reflexos e muitas outras características. Confira a seguir os principais tratamentos e aplicações disponíveis no mercado!
Tratamento anti embaçamento
Sabe aquela “deliciosa” sensação de tomar um chá, café ou qualquer outro líquido quente e ter a visão roubada pelo vapor que encobre as lentes dos óculos? Só quem usa óculos sabe o que é isso.
O tratamento anti embaçamento, que impede a condensação do vapor, fará com que nunca mais seja preciso tirar o óculos na hora do cafezinho.
Tratamento antirriscos
Esse é mais um problema comum no passado que foi resolvido pela alta tecnologia.
As lentes de hoje, além de não riscarem mais, têm também uma grande durabilidade, sem o perigo inclusive de quebras em quedas, comum para os usuários de óculos de grau.
Esse é um dos tratamentos de lentes para óculos que ajudam contra riscos e outros tipos de arranhões que podem surgir nas lentes.
Graças a ele, a resistência das lentes fica maior e aumenta assim a durabilidade. Os riscos podem provocar cansaço nos olhos, além de serem desagradáveis quando se tornam visíveis.
Tratamento anti reflexo de lentes de óculos de grau
É um tratamento com características estéticas para evitar que a luz seja refletida pela lente, fazendo com que seja possível os olhos serem vistos com maior nitidez através das lentes.
Quando esses tratamentos não são aplicados, o flash em uma foto pode esconder os olhos por fazer reflexo. Além disso, pode prejudicar a visão ao usar computador e dirigir a noite.
É um dos mais comuns tratamentos de lentes de óculos de grau e um dos mais procurados. Além de diminuir o custo, o conforto nesse uso de lentes é excelente.
Hidrofóbico, antiestática e anti engordurante
O primeiro tipo citado evita manchas e acúmulo de água nas lentes. É como se já tivesse um “limpador de pára-brisas” ligado o tempo todo. O segundo modelo evita poeira e outras partículas que possam aderir às lentes.
Já o terceiro é um facilitador de limpeza das lentes, antimanchas. Esse tratamento de lentes para óculos de grau faz a lente ficar mais escorregadia e menos aderente, o que ajuda a ganhar tempo na hora de limpar os óculos.
As diferenças nos tipos de armações
Os tipos de armação também fazem diferença na hora de vender os óculos. A parte que dá apoio e formato para as lentes tem características que variam e devem estar de acordo com a finalidade de correção ocular.
Elas podem ter formatos, tipos de aro e material de diferentes componentes
Muitos pensam que as armações para sustento das lentes para óculos de grau não interferem na qualidade da visão, mas existem modelos que melhor se adequam à miopia, ao astigmatismo e à hipermetropia, bem como aos diferentes graus de correção.
As armações para miopia, por exemplo, precisam se atentar para a grossura das lentes. Quanto maior o grau, mais grossa a lente deve ser.
Nesse sentido, algumas armações podem não sustentar o peso ou mesmo não se adequar ao formato.
No caso das lentes para astigmatismo, o raciocínio também vale, principalmente porque armações maiores podem provocar efeitos desconfortáveis no visual das lentes, deixando os olhos muito grandes.
Já para quem tem hipermetropia, a dica é escolher armações que possam suportar lentes mais pesadas. Isso porque, com esse problema, elas são mais grossas no centro e finas nas bordas.
Por isso, os modelos mais indicados são armações menores, para que as lentes também sejam pequenas e não façam peso excessivo.
Somente óticas que se preocupam com a real satisfação do cliente estão preparadas para alertá-lo da importância de escolher armações adequadas ao tipo de lente para óculos de grau.
Que tal variar os modelos na hora de montar a sua vitrine?
Dicas e cuidados com as lentes para óculos de grau
Para que as lentes sejam bem preservadas, o usuário precisa ter uma série de cuidados. Por isso, é importante que uma loja sempre repasse as informações adequadas aos clientes, mantendo a satisfação e fidelidade dos mesmos.
Entre as dicas, deve-se evitar deixar as lentes para óculos encostadas na superfície de contato, principalmente em planos granulados. Isso pode causar riscos nelas, bem como limpá-las a seco ou com qualquer material.
Além disso, dormir com os óculos também é uma medida a ser evitada, já que projeta chances de amassar a armação/lente ou até quebrá-la.
E se por acaso isso acontecer, o usuário não deve tentar consertar por conta, pois pode piorar a situação. O recomendado é lojar à ótica para realizar os ajustes.
Aplicar todos ou alguns desses tratamentos de lentes de maneira geral deixa o preço final dos óculos um tanto alto. Para a sua ótica, isso seria muito mais vantajoso, mas o cliente não pensa assim e quer economia.
Ao investir na Rede de Óticas Mercadão dos Óculos, você recebe as instruções para democratizar o atendimento e ganhar vantagem competitiva, promovendo opções e pacotes vantajosos para todos.
A rede proporciona armações e lentes de grifes próprias, que trazem ótimo custo-benefício.
Assim, você consegue oferecer aos clientes um conjunto de armação + lente mais barato do mercado sem abrir mão do design, da variedade, da tecnologia e principalmente do preço justo e do lucro que gostaria.
Logo, o custo-benefício dá uma vantagem competitiva que uma ótica tradicional não consegue desenvolver no relacionamento com o cliente. Por isso, o Mercadão dos Óculos é a melhor opção para abrir a sua ótica!
Estamos sempre ajudando nossos franqueados com dicas e novidades. Já se perguntou qual seria o melhor local para abrir a sua franquia?
Uma loja de rua ou no shopping? Aproveite que está no blog e saiba mais sobre o assunto!