Investir em uma franquia é um negócio que certamente oferece menos risco do que começar algo do zero, mas isso não quer dizer que entrar nesse mercado garante sucesso. Por isso, é preciso escolher uma franqueadora séria como parceira, levando em conta diversos critérios.
Uma das maneiras de medir a credibilidade da rede à qual você pretende se associar é saber se ela é filiada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e se ganhou o Selo de Excelência em Franchising (SEF) — também conhecido como Prêmio ABF.
Neste post, saiba por que ele é tão importante e como ele pode ajudar você a escolher a franquia ideal!
Qual é a importância do Prêmio ABF?
O prêmio, considerado o maior título do setor no Brasil, é uma chancela anual oferecida pela ABF às franqueadoras de maior qualidade e excelência do mercado. Criado na década de 90, o selo estimula a constante melhoria do desempenho das franquias.
A seguir, veja quais são os critérios utilizados pela premiação.
Medição do índice de satisfação dos franqueados
Nada melhor do que ouvir uma opinião de quem já está no negócio, antes de tomar uma decisão. Por isso, o selo se torna tão importante no momento da escolha.
Quem está atuando no mercado como franqueado sabe melhor do que ninguém se o investimento vale a pena. Assim, descobrir se as pessoas estão satisfeitas com o negócio pode ajudá-lo a escolher uma rede para fazer uma parceria.
Consideração da rentabilidade do negócio
Se o Retorno sobre Investimento (ROI) não é bom, é sinal de que a franquia não vai bem. O trabalho pode trazer muitas satisfações, mas se não for rentável, o investimento não vale a pena. Afinal, ninguém quer perder dinheiro.
Por isso, a rentabilidade é um critério muito importante na hora da escolha da franquia. Além disso, ela também é levada em conta na avaliação daquelas que estão concorrendo ao Prêmio ABF.
Avaliação da eficiência do plano de negócios
Esse critério compara a realidade com as expectativas iniciais: um plano de negócios eficiente não deixa os franqueados frustrados quando é colocado em prática e traz muita credibilidade para os franqueadores.
Assim, o empresário tem muito mais chances de conseguir uma parceria de sucesso com marcas que têm potencial e experiência em colocar em prática os planos traçados.
Como o prêmio pode ajudar na escolha da franquia?
Um dos principais usos dos royalties de franquia é a contratação de profissionais para o suporte aos franqueados. Isso inclui consultorias, esclarecimento de dúvidas, treinamentos e acompanhamento de metas.
Um suporte competente e eficiente é fundamental para o sucesso de uma franquia, especialmente se o franqueado for inexperiente.
Para obter os dados necessários para a avaliação, a ABF contrata uma empresa especializada para fazer um questionário com os franqueados, por amostragem ou com todo o grupo — a depender do tamanho da rede de franquias. Com base nas respostas, a franqueadora recebe uma nota e, para receber o Prêmio ABF, a empresa precisa ter pelo menos 75% de aprovação entre seus parceiros.
A premiação é vista como um sinal de que a rede é bem sucedida e funciona como uma grande motivação para a busca de melhorias. Assim, ela exerce um papel importante no desenvolvimento do setor, garantindo o aprimoramento constante das redes filiadas à ABF.
Apesar de a filiação ser facultativa, ela demonstra que a empresa é bem intencionada e bem avaliada por seus parceiros. Para se filiar, é necessário cumprir critérios de qualidade específicos — por isso, investir em empresas que não fazem parte da associação pode ser bastante arriscado.
O Mercadão dos Óculos está entre os ganhadores do Prêmio ABF há três anos consecutivos. Entre em contato com a empresa para saber mais sobre o modelo de negócio!