Reputação da marca: um diferencial para escolher a melhor franquia

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 05/06/2019. Franquias

Uma marca não é apenas um desenho ou o nome fantasia escrito de forma estilizada para ornar a fachada de uma loja.

Ela carrega valores e significados que uma empresa deseja transmitir para os seus clientes e prospects.

No caso de franquias, cada unidade franqueada é um ponto de contato entre marca e clientes. Por isso, é importante que investidores conheçam a reputação da marca.

Neste artigo, vamos pontuar alguns fatores que você deve considerar no momento em que estiver pesquisando uma franquia para investir. Acompanhe.

Como verificar a reputação da marca

Existem vários critérios a serem observados na hora de optar por uma franquia, por exemplo: rentabilidade, investimento inicial, retorno do investimento e todos os itens presentes na Circular de Oferta de Franquia (COF).

No entanto, se não pesquisar a reputação da marca, o investidor pode entrar em uma enrascada.

Confira, abaixo, os aspectos referentes à marca que você deve pesquisar antes de contratar uma franquia.

Reputação: pesquise o histórico da franquia

Buscar conhecer a história da empresa, como ela se tornou uma franquia e entender as decisões tomadas para que a organização chegasse até onde está não é apenas curiosidade.

É uma chance de confrontar os valores apregoados pela marca e pelo negócio — sua missão, visão e valores expressos — com a realidade.

Uma marca não nasce pronta: ela é construída ao longo do tempo, moldada pelas forças competitivas, crises, oportunidades e disrupções a que se sujeitou desde que foi fundada.

Ao adquirir uma franquia, portanto, o investidor passa a fazer parte dessa história.

Além disso, a reputação de uma marca franqueadora não é um ativo que pode ser simplesmente comprado no mercado da esquina.

Se uma empresa tem boa ou má reputação no mercado, essa fama é lastreada por uma série de eventos e decisões acumulados em anos ou décadas.

Escolha segmentos nos quais você tem experiência ou afinidade

Ao adquirir uma franquia, você precisará trabalhar duro e enfrentar maratonas em busca de clientes.

Esse ofício se torna bem mais complicado quando você não tem noção do segmento em que o negócio atua e qual o posicionamento da marca em determinado mercado.

Não se detenha em pesquisar o histórico da marca. Busque informações sobre o contexto, o modelo de negócios e dados setoriais. Analise os números da própria empresa e suas perspectivas de crescimento para os próximos anos.

É importante ter afinidade pessoal com esse mercado, formação técnica ou acadêmica e, de preferência, experiência profissional. Não faz sentido adquirir uma franquia de marketing digital, se você costumava trabalhar no setor de construção civil.

Existem franquias para todos os segmentos. Foque nas marcas que estão mais associadas à sua trajetória.

Converse com franqueados, ex-franqueados e clientes

A pesquisa não pode se resumir a buscas na internet: é necessário ir a campo.

Em geral, as próprias franquias fornecem o contato de franqueados interessados em ajudar os mais novos investidores. Se a marca omite essa informação, desconfie.

Entreviste os franqueados; tire suas principais dúvidas sobre o negócio, pergunte sobre as dificuldades, verifique como cada um fala sobre a franqueadora e, além disso, observe o tratamento dispensado aos clientes e funcionários.

Não se esqueça: cada loja franqueada é um ponto de contato da marca com o cliente.

Se uma unidade tem problemas nesse sentido, é possível que a situação seja generalizada ou que a franquia tenha pouco controle sobre seus franqueados.

É importante, além disso, falar com pessoas que já foram investidores daquela marca e entender os motivos que o levaram a deixá-la.

Com eles, você pode conseguir respostas complementares às suas dúvidas. Por fim, dialogue com a razão de todo o modelo de negócios existir: o cliente.

Na hora de pesquisar a reputação da marca de uma franqueadora, é necessário ir além das informações que ela fornece e não negligenciar nenhum aspecto relacionado à marca.

Muitas vezes, uma empresa menos conhecida pode se revelar uma opção mais sólida para você do que organizações que ostentam selos e prêmios.

O Mercadão dos Óculos fornece todas as informações de que os candidatos a franqueados precisam. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.