Franchising e licenciamento são a mesma coisa? Tire suas dúvidas

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 22/03/2019. Franquias

Na fase de decisão de um investimento, você já deve ter se perguntado o que era melhor: franchising e licenciamento. Você sabe o que é cada um desses termos?

Apesar de parecerem se referir a modelos de negócios parecidos, o franchising ou franquia e o licenciamento apresentam grandes diferenças.

Para quem quer empreender nesta área, é fundamental conhecer mais profundamente os detalhes de cada um, evitando, dessa forma, dores de cabeça futuras.

Para facilitar este processo, preparamos este post explicando cada modelo e suas características. Confira!

O que é franquia?

O sistema de franquia funciona como uma espécie de clonagem do negócio, com a replicação do mesmo conceito, imagem, produtos, entre outros.

Neste modelo, a ideia é que o consumidor possa ter a mesma experiência em qualquer das lojas da franquia.

O franchising concede o direito de uso da marca aos franqueados e visa ampliar as atividades de uma empresa para outras cidades ou estados.

O modelo ainda apresenta crescimento acentuado. Conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do setor em 2018 cresceu 7,1% em relação a 2017.

Já a receita total saltou de R$ 163,319 bilhões para R$ 174,843 bilhões no período.

As características da franquia

As franquias têm como principal característica a replicação do modelo de negócio.

Dessa forma, o interessado nesse modelo precisa ter em mente que deverá seguir um formato pré-definido, respeitando o padrão de qualidade da marca.

Ele ainda receberá treinamentos e modelos de gestão que deverão ser respeitados e seguidos.

Uma das vantagens deste modelo está justamente no sucesso. Em geral, o modelo de franquia adota padrões previamente testados e que tiveram resultados positivos.

Assim, eles são replicados para as demais lojas no mesmo padrão. Isso inclui desde o padrão arquitetônico à gestão de colaboradores.

O que é licenciamento?

O licenciamento é um modelo diferenciado, em que o interessado compra a licença para usar o nome da marca e poder vender seus produtos ou prestar serviços.

Geralmente o modelo de licenciamento é mais usado para ter direito a usar determinada marca de sucesso, aproveitando-se dela para impulsionar o negócio.

No Brasil, é possível licenciar marcas, imagem ou propriedade intelectual e artística e, somente em 2017, esse modelo movimentou em torno de R$ 18 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Licenciamento (Abral).

Ainda segundo a Abral, nos últimos cinco anos o setor cresceu em torno de 50%, com especial destaque para as marcas licenciadas do entretenimento, como Harry Potter, Marvel e Star Wars.

As características do licenciamento

No licenciamento, o interessado comprará apenas a licença para comercializar produtos sob o nome da marca.

Toda a gestão do negócio ficará a cargo do empreendedor, que poderá usar a marca em seus produtos, por exemplo.

Ao contrário do modelo de franquia, no licenciamento não há nenhum suporte por parte do detentor da marca, ficando o empreendedor responsável por todo o processo — em outras palavras, há um risco maior.

Qual a melhor opção?

Podemos observar que os termos franquia e licenciamento são bastante diferentes. Além disso, que a escolha pelo melhor modelo merece atenção.

Enquanto na franquia o empreendedor terá acesso a um sistema já testado e aprovado, no licenciamento ele terá apenas o direito de usar determinada marca.

Assim, é preciso levar em consideração quais são suas pretensões. Se você quer ter um investimento seguro, o ideal é a opção pela franquia.

Já se você já tem seus produtos e quer agregar valor a eles, a sugestão é o licenciamento de uma marca famosa, mas que você não terá certeza de que terá a saída pretendida.

Agora que você já sabe mais sobre as diferenças entre franchising e licenciamento, curta nossa página no Facebook e receba sempre conteúdo atualizado sobre o mercado de franquias. Até a próxima!