Conheça 4 indicadores de desempenho para franquias, essenciais para você.

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 07/03/2019. Franquias

Não seria ótimo se houvesse como medir o sucesso das estratégias implementadas na sua franquia, já ouviu falar de indicadores de desempenho para franquias?

É exatamente para isso que servem os indicadores de desempenho — também conhecidos pela sigla KPI, do inglês key performance indicators. Eles permitem que você quantifique os resultados obtidos na sua loja.

É fundamental que todo empresário os conheça e saiba como aplicá-los. Afinal, uma vez gerados esses números, torna-se possível identificar com facilidade os processos que precisam ser melhor desenvolvidos.

Além disso, com o passar do tempo, é possível obter uma compreensão longitudinal do desempenho da franquia para vender mais. Afinal, uma gestão dinâmica só se sustenta se estiver bem informada.

A seguir, apresentamos quatro dos principais indicadores de desempenho para franquias, para você conseguir aferir se a gestão da sua franquia está no ponto. Confira!

Os principais indicadores de desempenho para franquias

Os indicadores de desempenho que selecionamos a seguir se diferem uns dos outros.

Isso porque medem ou relacionam diferentes números da sua franquia, ajudando você a perceber e analisar a complexidade do seu negócio.

Sendo assim, o ideal é que você aplique um conjunto de indicadores para obter um panorama com informações sobre os diversos processos presentes na sua franquia.

1. Volume de vendas um dos indicadores de de

O volume de vendas é um dos indicadores mais simples de medir. Basta registrar, contar e somar os valores das vendas de determinado período. Há ainda formas mais elaboradas de segmentar esse índice para encontrar dados mais ricos.

Por exemplo, se você aferir o volume de vendas de determinado vendedor, ou dia da semana ou mesmo perfil de consumidor, será mais fácil identificar onde as suas estratégias estão falhando e onde estão obtendo sucesso.

2. ROI — Retorno Sobre Investimento

O ROI apresenta uma porcentagem que indica o retorno obtido a partir de determinado investimento na sua loja por meio da seguinte fórmula:

ROI = (Receita – Valor investido)/Valor investido

Por exemplo, se você investiu em uma reforma na sua loja no valor de R$ 8.000 e, no semestre seguinte à reforma, teve um aumento na receita de R$ 10.000, você terá um ROI de 20%.

Ou seja, no primeiro semestre você obteve um retorno de 20% do valor da reforma.

Lembre-se que alguns investimentos retornam mais rápido do que outros. Então, você pode medir o ROI ao longo do tempo para averiguar o sucesso de determinado investimento e a sua velocidade de retorno.

3. CAC — Custo de Aquisição de Clientes

O CAC mede o valor do investimento que está sendo feito na franquia para cada cliente. Para tanto, ele divide os custos da sua franquia em marketing e vendas pelo número de consumidores únicos em determinado período.

Assim, você descobre quanto está precisando desembolsar para que cada venda seja realizada.

Esse indicador pode ajudá-lo a repensar suas estratégias de marketing. Se elas forem as mais certeiras, por exemplo, você gastará menos para atrair cada cliente e, dessa forma, aumentará o lucro de cada venda.

4. Ticket médio

Para calcular o ticket médio, basta dividir o valor total arrecadado em vendas em determinado período pelo número de vendas efetuadas.

Esse indicador é muito útil também para comparar com outros indicadores e avaliar seus resultados.

Por exemplo, se o resultado do seu CAC for inferior ao ticket médio, significa que você está gastando mais com marketing e vendas do que de fato arrecadando, o que pode indicar a necessidade de mudar de estratégia.

Já para elevar o ticket médio da sua franquia sem precisar subir o preço dos produtos, é necessário pensar num layout para a loja e treinar sua equipe de vendas.

Treine-os de modo a encorajar o consumidor a adquirir produtos além daqueles que ele estava procurando.

Agora que você já conhece alguns indicadores de desempenho para franquias, tente incorporá-los à gestão da sua franquia e adquira uma visão melhor informada em relação aos resultados dos processos do seu negócio.

Lembre-se também que a empresa franqueadora é sua parceira, então, caso você não esteja satisfeito com o desempenho aferido, vale a pena conversar com os profissionais da marca e pedir algumas dicas.

Quer apresentar mais sobres indicadores de desempenho para franquias e outros assuntos relacionados à gestão de franquias? Então assine a nossa newsletter para não perder as próximas dicas do nosso blog!