Análise de mercado: o que é e como fazer?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 25/02/2019. Negócios e investimentos

A análise de mercado é uma etapa importante na abertura de um negócio. Com uma avaliação bem-feita, é possível obter as diretrizes necessárias para o sucesso do empreendimento.

Mas, afinal, o que é análise de mercado? Como é possível fazer uma boa avaliação do cenário e aplicar os resultados do estudo ao seu negócio? É o que vamos explicar neste artigo. Boa leitura!

Entenda o que é análise de mercado

A análise de mercado avalia uma série de fatores que auxiliarão o empresário na tomada de decisões. Consiste em estudar não apenas o público-alvo, mas também analisar a concorrência e as tendências para o segmento.

Por meio dela, o empreendedor pode fazer as adaptações necessárias no seu modelo de negócios para obter melhores resultados antes mesmo de abrir a empresa.

Saiba a importância da análise de mercado

Esse estudo é uma eficiente ferramenta para diminuir o risco da empresa, já que ele detalha informações importantes que vão contribuir para as decisões de negócios.

A análise de mercado pode indicar, por exemplo, qual a melhor localização para a loja física ou, ainda, se os produtos ou serviços oferecidos pela companhia correspondem às expectativas do público-alvo desejado. Com tais informações em mãos, o empresário terá um melhor direcionamento na abertura do negócio.

Confira o passo a passo para uma análise de mercado eficiente

Agora que você já sabe o conceito da análise de mercado, portanto, vamos explicar como você pode realizar esse estudo. Confira!

Estude o seu segmento de atuação

O primeiro passo é compreender o seu nicho. Para isso, você terá que descobrir como o mercado funciona. Ou seja: entender as práticas mais comuns, compreender as necessidades do consumidor e analisar as carências do setor. Assim, você terá uma noção mais precisa sobre os desafios que poderá enfrentar.

Avalie as projeções do mercado

Quais são as tendências no seu nicho de atuação para os próximos seis meses? Essa é uma pergunta que você deve fazer para se preparar para o futuro e estar um passo à frente da concorrência.

Por isso, busque informações em portais de conteúdo do seu segmento e acompanhe pessoas influentes do nicho para ficar atento às projeções do mercado.

Analise o seu produto ou serviço de maneira crítica

Faça uma avaliação crítica do seu produto ou serviço para compreender se o seu negócio corresponde às expectativas do consumidor. Isso ajudará você a fazer as adaptações necessárias na sua estratégia e, contudo, a obter melhores resultados.

Faça pesquisas com o público-alvo

Ouça o seu consumidor! Você pode lançar uma pesquisa online com perguntas-chave que auxiliarão você a entender ainda mais o seu público-alvo.

Faça uma análise da concorrência

Acompanhe os seus concorrentes e fique atento ao que eles estão fazendo. Essa é uma excelente forma de identificar os seus diferenciais e, ainda, de entender melhor as exigências do seu mercado.

A análise de mercado é fundamental para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis. Além disso, ela também pode ser muito eficiente para compreender um perfil de franquia, caso você esteja considerando esse modelo de negócios!

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