Depois de trabalhar muitos anos como funcionário, grande parte dos brasileiros sonha em ter uma franquia ou negócio próprio e conquistar a tão sonhada independência financeira.
Um dos questionamentos mais comuns dos futuros empreendedores é se vale mais a pena ter uma franquia ou começar um negócio do zero.
Investir em franquia tem muitos benefícios, assim como abrir um negócio próprio. Portanto, a escolha não é fácil.
Para ajudar, criamos este post em que mostraremos as diferenças e as vantagens dos dois modelos de negócio. Preparado? Então, vamos nessa!
Qual é a diferença entre ter uma franquia ou negócio próprio?
Antes de responder essa pergunta, é importante comentar que ter uma franquia ou negócio próprio. Ficou confuso? Calma, pois vamos explicar.
Franquia
A principal diferença entre abrir uma franquia e um negócio que inicia do zero é que o empreendedor, dono de franquia (também conhecido como franqueado), passa a ter seu próprio negócio dentro de um sistema já definido e testado pela empresa franqueadora.
Ou seja, o franqueador já coletou dados e pode provar que o negócio é rentável.
Compartilhar uma empresa que comprovadamente já obteve sucesso, entretanto, tem um custo. Essa contrapartida financeira é conhecida como a taxa que deve ser paga pela franquia.
Além dela, o franqueado também deve pagar os royalties, que são feitos periodicamente em troca de suporte, uso da marca e serviços oferecidos pelo franqueador.
Empresa iniciada do zero
Uma empresa iniciada do zero é aquela em que o empreendedor literalmente começa tudo desde o início. Ele deve pensar em nome, logo, modelo de negócio e marca.
Além disso, outras questões que já vêm definidas na franquia devem ser pensadas pelo empreendedor. Ele precisa decidir, por exemplo, qual será o nicho de mercado, os produtos ou serviços oferecidos, os fornecedores etc.
Logo se percebe que abrir uma empresa do zero é uma tarefa muito mais difícil e complexa.
Além disso, as chances de o negócio prosperar são pequenas: uma em cada quatro empresas fecha antes de completar o segundo ano de mercado, pelos mais variados motivos.
Entre os quais: as dificuldades em conhecer o mercado, o público-alvo, o estabelecimento de uma estratégia de ação e a existência de um sistema rígido de controle de gastos.
No caso das franquias, esse problema já foi superado, já que se trata de um modelo já testado e que conhece seu público e seus produtos, além de ter na bagagem uma marca já consolidada no mercado.
Quais são as vantagens de investir em franquia ou negócio próprio?
Cada modelo de negócio tem suas próprias vantagens. Apesar disso, empreendedores iniciantes são diferentes entre si, e, por esse motivo, o que é bom para um pode não ser para outro.
Por isso, é necessário analisar cada benefício por conta própria e pesar o que vale mais a pena para si. Veja, a seguir, algumas vantagens de ter uma franquia ou um negócio do zero.
Vantagens de ter uma franquia
Reunimos as seguintes vantagens da aquisição de uma franquia. Veja!
Suporte contínuo
O franqueador normalmente dá um suporte contínuo ao franqueado. Logo, quando se adquire uma franquia, são oferecidos cursos para o empreendedor e seus colaboradores. Além disso, dúvidas frequentes sobre o negócio também são respondidas pela matriz.
Marketing especializado
Quando uma pessoa resolve abrir um negócio, normalmente ela entende do produto ou serviço que será oferecido. As questões envolvendo a divulgação do negócio, entretanto, também são importantes.
A grande vantagem de abrir uma franquia é que a matriz é responsável por todo o marketing da empresa. Sendo assim, o empreendedor pode focar no que ele é bom.
Plano de negócios
Quando o empreendedor opta pelo modelo de franquia, ele terá a seu dispor um plano de negócios já elaborado pelo franqueador.
Isso é bastante vantajoso, já que o pequeno empresário dificilmente disporá de tempo e habilidade para montar o plano para o empreendimento. Com ele pronto, fica mais fácil instalar e crescer com menos riscos.
Garantia de mercado
O franqueado pode usar a seu favor o conhecimento que a franqueadora tem do mercado, já tendo testado seus produtos e suas marcas no mercado.
Com tais informações, é muito mais fácil conhecer o perfil dos clientes e focar naquilo que realmente dá certo, diferentemente do que ocorre quando uma empresa é aberta do zero.
Economia em escala
Todos os custos de marketing estão embutidos nos royalties que você pagará à franqueadora, o que permite ter um alcance maior, já que o valor total acaba rateado entre os franqueados.
Outra vantagem é a possibilidade de ter acesso a produtos mais baratos, já que a compra é feita em grande escala pela franqueadora.
Vantagens de iniciar uma empresa do zero
Abrir uma empresa do zero também tem suas vantagens, as quais você confere a seguir:
Poder moldar a empresa conforme o que se acredita
A principal vantagem de começar a própria empresa é poder escolher tudo conforme o seu desejo.
Apesar de ser um pouco mais trabalhoso, muitos empreendedores sonham com o próprio negócio do seu jeito. Se esse é o seu caso, a melhor opção para você não é uma franquia.
Não precisar pagar taxas de franquia e royalties
Outro benefício importante de escolher o próprio negócio é não precisar pagar nada para ninguém. Todo o lucro que a empresa tem fica para ela mesma.
Atender a um novo nicho
Cada vez mais o mercado exige produtos e serviços mais focados nas necessidades dos clientes.
Abrindo sua empresa do zero, você poderá explorar um novo nicho e ter sucesso na área.
Diferente dos casos das franquias que já têm um público-alvo definido, com sua própria empresa, você poderá construir sua reputação.
Como abrir uma franquia?
Sabemos que os desafios para abrir um negócio próprio são inúmeros.
No caso de uma franquia ou negócio próprio , por mais que essa primeira seja também a implantação de um negócio do zero pelo franqueado, mesmo que ofereça todo suporte necessário, ainda assim podem surgir percalços.
Isso sem contar que é necessária coragem para empreender no Brasil. Mas se você já superou essa fase, então veja o que é preciso para abrir sua própria franquia!
Analise o mercado
O primeiro passo é conhecer profundamente o mercado e verificar as oportunidades. Veja se há espaço para aquilo que pretende empreender e se a franquia teria boa aceitação em sua região.
Defina o perfil de negócios
É necessário que você tenha afinidade com aquilo que empreenderá. Não é preciso que você seja um expert no assunto, mas o negócio necessita da sua cara.
Capacidade de investimento
Veja se você tem o investimento inicial necessário para adquirir a franquia e abri-la no mercado. Lembre-se de que, além da aquisição, você terá que ter uma folga financeira para os primeiros meses.
Conheça a franqueadora
Definido o ramo no qual você investirá, portanto, conheça profundamente a franqueadora e, se possível, visite outras lojas já franqueadas e converse com seus proprietários.
Você poderá compreender melhor o negócio e quais as dificuldades tidas inicialmente.
Veja a Circular de Oferta de Franquia
Este é o documento desenvolvido pelo franqueador e que delimita todas as condições do negócio.
Por isso, atentamente e verifique se não há nenhum item estranho. Além disso, analise também a minuta do Contrato de Franquia.
Ponto comercial
Tenha um bom ponto comercial e verifique se as pessoas que circulam naquela região representam o público-alvo do seu negócio.
Analise a concorrência
Veja se, em sua região, não há concorrência aos produtos que você comercializará e, além disso, se os preços e as condições que praticará atenderão ao desejo da sua clientela.
Para quem chegou até aqui, podemos concluir que as duas possibilidades de negócio são boas, certo?
Entretanto, optar por ter uma franquia é muito menos trabalhoso e mais seguro, já que é uma marca atuante no mercado e com uma estrutura pronta.