Os 5 tipos de clientes mais comuns em sua ótica

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 25/02/2019. Franquias

Você sabe quais são os tipos de clientes que entram na sua loja? Entender e, além disso, conseguir identificar o perfil dos seus consumidores é fundamental para garantir o sucesso de vendas.

Neste artigo, vamos explicar a importância de reconhecer as características de cada comprador. Em seguida, vamos listar quais são os tipos de clientes mais comuns. Boa leitura!

Entenda a importância de conhecer os tipos de clientes

Saber quais são os tipos de clientes é fundamental para o desenvolvimento de uma abordagem de vendas personalizada.

Ao identificar o perfil do consumidor, é possível compreender as suas necessidades com maior clareza. Isso permite que o vendedor ofereça as soluções com agilidade e precisão, o que resulta no aumento das vendas.

Além disso, entender o cliente também contribui significativamente para a sua satisfação com o atendimento, já que a estratégia foi moldada para o seu perfil.

Dessa forma, o cliente tende a retornar mais vezes à sua loja, tornando-se um consumidor fiel.

Conheça os tipos de clientes mais comuns

Agora que você já sabe a importância de entender o perfil do consumidor, conheça os tipos de clientes mais comuns.

1. Decidido

Esse perfil de consumidor já tem uma boa ideia do produto ou do serviço que a sua empresa oferece. Afinal, ele realizou pesquisas anteriores — inclusive com a concorrência.

Ele está pronto para fechar a venda, mas talvez, precise de um estímulo extra para que você não o perca para a concorrência.

Ouvir as suas necessidades, ser prestativo e oferecer um atendimento ágil são os pontos chave para garantir o sucesso da venda.

2. Indeciso

O cliente indeciso tem boa noção do produto ou serviço que busca, mas ainda tem dúvidas sobre qual a solução ideal para as suas necessidades.

Nesse caso, por outro lado, é importante fazer perguntas sobre as especificidades essenciais que ele busca e apresentar as opções sabendo diferenciar cada uma delas.

3. Confuso

Já o cliente confuso não sabe exatamente o que procura ou não sabe expressar adequadamente as suas necessidades.

Portanto, é importante questionar se está em busca algo específico e, se possível, realizar demonstrações.

Dessa forma, além de passar confiança ao consumidor, você consegue compreender melhor, pelas suas expressões, o que ele busca.

4. Tipos de clientes: Ansioso

O consumidor ansioso é geralmente agitado, impaciente e pouco tolerante com os processos demorados e prazos de entrega distantes.

Para lidar com esse cliente, é preciso realizar um atendimento direto e buscar o máximo de agilidade no processo.

5. Comunicativo

O cliente comunicativo é bem-humorado e aberto a conversas. Apesar do seu perfil agradável, é importante que você não confunda a simpatia com uma venda garantida.

Por isso, entre uma conversa e outra, é preciso manter o foco. Ofereça, de forma sutil, os produtos e serviços que atendam as suas necessidades.

Ao conhecer os tipos de clientes, é possível elaborar estratégias de vendas específicas para cada perfil.

Isso permite maior sucesso de vendas, o que resulta em um aumento de faturamento no ano que se inicia.

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