Como abrir uma franquia de ótica em uma cidade pequena

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 13/08/2018. Óticas

Neste post decidimos apresentar dicas essenciais de como abrir uma franquia de ótica e as principais vantagens de empreender em uma cidade pequena.

Quando pensamos em abrir um negócio, imaginamos que é mais vantajoso empreender se estivermos em grandes centros urbanos.

O que muitos de nós não levamos em consideração, no entanto, é que as cidades pequenas também podem ser um ótimo cenário para o sucesso.

As vantagens de franquias em cidades pequenas

Em um primeiro momento, pode parecer contra-intuitiva a ideia de se investir em uma cidade pequena. Afinal, se há menos habitantes, há um mercado menor para explorar, certo? Não, não é bem assim.

As cidades pequenas são oportunidades de investimentos que podem driblar alguns dos principais desafios do empreendedor, entre eles:

  • o mercado saturado;
  • o alto valor de investimento inicial;
  • a demora do retorno do investimento.

Isso porque há menos concorrência na maioria dos setores, afinal, na maior parte das vezes as grandes empresas priorizam as metrópoles.

Na ausência de organizações especializadas de renome, fica mais fácil abrir um negócio competitivo, de modo que o investimento inicial para a abertura da empresa acaba sendo menor. Outro fator de grande influência nesse aspecto são os valores dos imóveis nas cidades menores.

Por fim, com um investimento inicial mais baixo e um aluguel inferior para pagar todos os meses, as metas de vendas não precisam ser tão altas para pagar as despesas mensais e, com o tempo, cobrirem o valor investido inicialmente. Desse modo, o retorno desse investimento costuma ser mais rápido.

Como abrir uma franquia de ótica

Compreendendo melhor as vantagens desse cenário, chegou o momento de saber como abrir uma franquia de ótica. Veja só!

Elabore um planejamento financeiro

Antes de tudo, é importante fazer um planejamento financeiro. Esse plano deve levar em consideração o valor que precisa ser investido para a abertura e manutenção da franquia nos primeiros meses, enquanto sua receita não estiver cobrindo as despesas.

Com um planejamento financeiro atento, podemos nos organizar financeiramente e identificar o momento no qual estamos preparados para investir.

Entenda os riscos e as oportunidades

Também é importante entender que, apesar das vantagens que determinado modelo de negócio possa oferecer, nenhum empreendimento é capaz de nos garantir sucesso.

Sendo assim, como em todo investimento promissor, também há riscos envolvidos no empreendedorismo. É preciso analisar esses riscos e saber olhar além para identificar oportunidades.

Busque uma franqueadora competente

A franqueadora é a primeira grande parceira para nós, franqueados. Ela nos apresenta um modelo de negócios testado e aprovado e nos orienta na sua aplicação com treinamentos, manuais e procedimentos padronizados.

Por isso, é muito importante que pesquisemos para buscar uma franqueadora que esteja disposta a nos acompanhar de perto e que nos dê o suporte necessário para que nossa franquia cresça.

Levando essas dicas em consideração, temos em mãos um alicerce sólido sobre o qual erguer nosso novo negócio. A partir daí, vale revisitar o planejamento financeiro, adaptando-o aos novos cenários e seguir as orientações da franqueadora para oferecer um serviço de alto de padrão.

Quer conhecer melhor o tipo de suporte que a Mercadão dos Óculos oferece e descobrir como abrir uma franquia pode ser simples? Então, entre em contato!