É preciso sair do trabalho para se dedicar a um negócio próprio?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 16/08/2018. Negócios e investimentos

Após abrirem um negócio próprio, uma grande dúvida entre os empreendedores de primeira viagem é se devem ou não largar os seus empregos para se dedicarem mais às suas empresas. Essa não é uma decisão simples de ser tomada, pois a resposta depende de uma combinação de fatores sobre os quais ninguém menos que o próprio empreendedor deve refletir.

Neste post, vamos explicar melhor a necessidade (ou não) de sair do trabalho e também ajudamos você a descobrir se essa é a hora certa para dar esse passo na sua carreira. Confira!

Afinal, é necessário largar o emprego?

A cada ano abrem mais empresas no Brasil. Isso significa que muitos de nós estão trocando as carteiras assinadas pelo empreendedorismo.

Caso você tenha aberto a sua empresa sem muito capital de giro, talvez tenha percebido agora que a receita que o seu negócio produz não está sendo suficiente para cobrir todas as suas despesas. Ainda que pareça alarmante num primeiro momento, esse é um estágio comum em muitos tipos de empreendimento.

Muitos tipos de empresa precisam amadurecer antes que os lucros comecem a se tornar relevantes. Isso pode envolver o desenvolvimento de estratégias de gestão de estoque, de adequação dos colaboradores às necessidades da empresa, de conquista do espaço no mercado e uma série de outros processos que, invariavelmente, levam tempo para se ajustar

Sendo assim, o empresário se vê numa situação na qual precisa manter um emprego e gerir o seu negócio simultaneamente. À medida que o tempo passa, no entanto, é necessário avaliar se permanecer trabalhando é mesmo a melhor decisão.

Qual a hora de se dedicar ao negócio próprio?

Para saber se chegou a hora de sair do trabalho e se dedicar exclusivamente ao seu empreendimento, você precisará se perguntar as questões abaixo. Veja só!

Quão incompatíveis são as duas atividades?

A primeira pergunta é fácil de responder, pois diz respeito às áreas de atuação em que você trabalha e na qual você está empreendendo. Como tudo que nós fazemos exige aprendizado constante, trabalhar e empreender em áreas muito diversas significa que você passa boa parte do seu tempo desenvolvendo habilidades incompatíveis com o seu negócio.

É o primeiro sinal para sair do trabalho — ou, pelo menos, buscar um novo mais correlato.

O meu negócio tem me exigido mais tempo do que disponho?

Uma coisa é certa: um negócio próprio exige tempo e dedicação. Trabalho duro é fundamental para o sucesso de qualquer empresário, principalmente à medida que o negócio se expande.

Verifique se você está dando conta de cuidar dos diversos aspectos do seu empreendimento que exigem sua atenção. Se os cuidados que a sua empresa demanda não estão cabendo na rotina, você já tem um bom sinal de que é hora de largar o emprego.

Estou preparado financeiramente?

Em termos práticos, essa é a pergunta mais importante. Apesar de as atividades serem incompatíveis e o dia estar curto demais para trabalhar e empreender ao mesmo tempo, você deve conferir se as contas conferem antes de largar seu emprego — até porque nem sempre o retorno do investimento é tão rápido.

A essa altura do processo, você já deve ter um controle financeiro apurado para avaliar os resultados do seu negócio — se não, antes tarde do que nunca! Consulte o seu controle financeiro e calcule se a sua empresa está sendo capaz de pagar as próprias despesas e gerar um lucro suficiente para cobrir seus gastos pessoais.

Em caso positivo, largue seu emprego e aproveite as vantagens de empreender em tempo integral. Caso contrário, tente refazer os cálculos e levar outros fatores em consideração — o valor da rescisão ou do fundo de garantia, por exemplo, que podem ajudá-lo a compor o capital que você precisa para se dedicar ao seu negócio.

De todo modo, o mais importante é ter em mente que dedicar mais atenção ao seu negócio vai ajudá-lo a crescer mais rápido. Tudo que você precisa é estar preparado para dar esse passo com segurança.

Tem vontade de abrir seu negócio próprio, mas quer aprender mais sobre o assunto antes de dar esse passo? Então nos siga nas redes sociais e acompanhe nossos conteúdos. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube!