Começar a empreender é uma decisão muito importante e que deve ser feita com um bom planejamento, afinal, só vale a pena empreender se há condições reais de lucrar com os investimentos, certo?
Por outro lado, isso não significa que um empreendimento é um bicho de sete cabeças.
Para ajudar você a entender melhor o assunto, trouxemos alguns números sobre o empreendedorismo no Brasil, explicamos as características do empreendedor de sucesso e apresentamos três cuidados essenciais para não acabar no prejuízo. Confira!
Vale a pena empreender no Brasil?
De acordo com os dados do Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas, 2017 apontou um crescimento de 10,26% no número de novas empresas. Ao todo, foram abertas mais de 2,2 milhões de organizações no país.
Isso significa que o brasileiro tem encontrado no empreendedorismo a solução para atravessar a crise econômica que temos enfrentado.
Isso se dá de duas formas: por um lado, o empreendedor encontra uma nova maneira, mais criativa e autônoma, de se colocar no mercado.
Por outro, ele também agrega colaboradores ao seu negócio, contribuindo para a redução do desemprego.
Não é à toa que o governo, ainda que lentamente, investe em formas de facilitar a vida do empreendedor brasileiro.
Um exemplo disso é o portal Redesimples, que agrega os sistemas de criação de empresas e facilita esse processo.
Será que eu posso empreender?
Para empreender, além do capital, é importante ter experiência no assunto. Nesse sentido, além de conhecer os processos burocráticos e administrativos necessários para a abertura e funcionamento de um empreendimento, é importante desenvolver a mente empreendedora.
Ou seja, um tipo de intuição que ajudará você a diferenciar o bom do mau negócio.
Assim, no caso de empreendedores de primeira viagem — ou mesmo para quem já entende do assunto, mas busca um investimento mais seguro —, as franquias são ótimas opções.
Além de oferecerem a oportunidade de se trabalhar sob uma marca já fortalecida, elas também treinam os seus parceiros, o que aumenta as chances de o negócio dar certo.
Ainda nesse contexto, é bom lembrar que ser dono da própria empresa não significa trabalhar menos. Pelo contrário, o lucro virá, mas apenas se você estiver disposto a se dedicar de verdade, trabalhar duro e aplicar conhecimento e inovação no seu negócio.
O que fazer para me dar bem?
Para ajudar você na sua empreitada, trouxemos três dicas básicas que são comuns a todo tipo de empreendimento e podem ajudar a responder a pergunta de vale a pena empreender e como fazer isso. Veja só!
1. Elabore um planejamento financeiro
Todo investimento precisa de capital. Sendo assim, o planejamento deve começar muito antes de abrir sua loja.
Por isso, conheça todas as despesas necessárias para a abertura do negócio e acumule capital suficiente para mantê-lo funcionando até que haja retorno financeiro.
2. Conheça o seu negócio
O empreendedor precisa entender muito bem o produto ou serviço que oferece.
Só esse conhecimento permitirá o planejamento de estratégias coerentes e capazes de resolver os problemas do consumidor.
Então, se o que você pretende vender não é uma paixão sua ou não faz parte da sua vida, é muito importante buscar se informar bem com os consumidores.
3. Faça pesquisas de mercado
Antes de abrir seu negócio, no entanto, é importante pesquisar sobre o mercado no seu setor. Em se tratando de lojas físicas, é fundamental investigar também a demanda de diferentes regiões da cidade.
No caso de uma franquia, além de descobrir se há demanda, também vale a pena investigar o desempenho de outras franquias e o compromisso da marca com o seu crescimento.
Agora que você já sabe por que vale a pena empreender e conhece os cuidados essenciais para que o seu negócio seja bem-sucedido, é hora de dar o próximo passo!
Analise seu mercado, faça um bom planejamento e converse com outros empreendedores da área.
Quer mais uma dica? Conte nos comentários sobre o que tem impedido você de empreender e quais são suas principais dúvidas sobre o assunto. Temos certeza de que vamos conseguir ajudar!