Vai comprar uma franquia? Sabe o que é Franchising?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 19/12/2017. Franquias

Se você pretende investir seu capital mas não sabe como, aqui vai uma previsão: depois que entender o que é franchising, suas dúvidas serão sanadas! Esse segmento vem se tornando cada vez mais uma opção segura e lucrativa para quem tem interesse em trabalhar com comércio.

Antes de explicar o motivo desse ser um negócio tão rentável, vamos esclarecer o que é franchising. Esse termo refere-se a um empreendedor que comercializa produtos ou serviços a partir de um mercado já analisado e também desenvolvido anteriormente pelo chamado franqueador ou pela empresa franqueadora.

Agora que já temos essa definição inicial sobre o que é franchising, continue a leitura das informações que separamos para ajudar você a virar um expert no assunto!

Como surgiram as franquias?

Embora historiadores afirmem que determinados arranjos e práticas na Idade Média possam ser considerados franquias, a primeira marca a conceder licenças para a expansão foi a Singer Sewing Machine Company, nos Estados Unidos.

Entre os anos de 1851 e 1852, a então fabricante de máquinas de costura permitiu que comerciantes revendessem seus produtos em lojas exclusivas situadas em vilarejos e cidades do país. Anos depois, em 1898, a General Motors também embarcou nessa ideia e inaugurou o que hoje conhecemos por concessionárias.

No ano seguinte, a Coca-Cola também adotou a ideia, mas só após a década de 30 que o negócio tornou-se realmente popular nos Estados Unidos. Já no Brasil, uma das primeiras franquias que se tem notícia é a Yázigi Internexus, que foi aberta em janeiro de 1954.

Como se forma uma franquia?

Com o desenvolvimento do produto ou serviços com lucratividade, o franqueador tem sua primeira experiência piloto, com o negócio mostrando-se firme e bem aceito pelo público e entendendo que há ali uma viabilidade de comercialização em grande escala.

A expansão do negócio se dá, principalmente, pela busca de sócios regionais, chamados de franqueados. Quando o então franqueador inicia o compartilhar do know-how adquirido, com investidores que se interessam por explorar o mesmo segmento agindo dentro do direcionamentos da matriz, surgem os primeiros franqueados da rede, que decidem adquirir o direito de comercializar produtos da marca.

Os franqueados são replicadores dessa ideia que deu certo. Eles têm a responsabilidade pelo uso e pela exploração regional da marca, assumindo o compromisso de executar os padrões existentes do modelo de negócio inicial, respeitando todas as diretrizes para que tenha o mesmo sucesso que o franqueador na sua operação piloto.

De que maneira se desenvolvem?

O desenvolvimento de uma franquia ocorre de forma bem planejada e estruturada. As vendas e as instalações de novas unidades são sempre avaliadas e discutidas entre o franqueador e o franqueado, para essa análise.

Antes de comprar uma franquia, verifique se o franqueador oferece sistema de geomarketing e pesquisas de mercado para a definição e a escolha do ponto comercial, bem como a exploração de todo o potencial de negócio, com a seleção e o treinamento da equipe, inauguração, suporte, marketing etc.

Quando o investidor opta por essa modalidade, ele decide também qual é o mercado, o modelo de negócio e até mesmo a franqueadora que ele vai investir. Se você pensa que só existem marcas com alto valor inicial, fique sabendo que são mais de 3 mil franqueadoras no Brasil.

Essa decisão vem marcada também pela ciência do franqueado de que existe um pacote completo. Para uma marca crescer, padrões devem ser seguidos — como fachadas, formas de vendas, treinamentos de funcionários, estrutura e cores sempre o mais próximo possível entre as unidades.

Esse é um dos grandes desafios para quem tem um perfil investidor mais autônomo, pois não é permitido implantar novas ideias sem passar pela aprovação da franqueadora. É obrigatório se adequar às regras e diretrizes do negócio, já previamente formatado.

Por que dá certo comprar uma franquia?

Um negócio só dá certo se ele tem uma equipe de apoio, e no sistema de franchising existe uma enorme equipe de apoio totalmente disponível para os franqueados — é como se você não estivesse iniciando tudo sozinho.

A equipe de marketing que desenvolve as campanhas trabalha de forma centralizada, o que faz com que as campanhas sejam desenvolvidas dentro de um padrão comum, seguindo dimensões, cores, formatos e informações comumente direcionados.

Para garantir que todo esse know-how seja aplicado corretamente, existem consultorias periódicas. As consultorias de fornecedores, de gestão de pessoas, de manutenção e de treinamento e desenvolvimento são exemplos de auxílios prestados. Quando a loja não obtém um resultado bom na avaliação, ela corre o risco de perder a licença do negócio.

Além disso, existe o suporte técnico, que são profissionais que ficam de plantão constantemente para atender aos franqueados com apoio operacional e aos sistemas e softwares utilizados pela rede. Eles oferecem ainda auxílios em relação aos produtos, programas, dispositivos, entre outros tipos de eventuais dificuldades.

Em relação às orientações jurídicas e burocráticas e demais assuntos relacionados à legislação, o certo é procurar o auxílio de pessoas especializadas e com experiências para dar total apoio aos novos empreendedores.

O que é preciso fazer para abrir uma franquia?

Quer saber qual é melhor opção para você? Tudo vai depender do local onde você quer abrir o seu negócio, do capital disponível para investimento, do que você gosta e acredita e do público-alvo. Ao desconsiderar esses fatores, até a franquia mais famosa do mundo pode dar errado.

Outro ponto a considerar são os requisitos de cada empresa, que variam bastante de uma para outra. Se você mira uma multinacional de renome, prepare-se para passar por um treinamento de pelo menos 1 ano de duração. Certamente durante esse período haverá uma bateria de testes para qualificá-lo como franqueado.

Não se esqueça também que essa modalidade tem exigências em relação ao tamanho das lojas. Esteja preparado para fazer grandes reformas no seu imóvel para se adequar às obrigatoriedades, que envolvem cor das paredes, tipo de móveis, fachada e outros pontos.

Onde conseguir apoio no Brasil?

Um dos grandes diferenciais que existem no nosso país é o apoio que os governos e as organizações dão aos jovens mini, micro e até nanos empreendedores. São órgãos ligados ao Governo Federal ou do estado que proporcionam auxílios de créditos, financiamentos, investimentos e estruturação dos negócios.

Além disso, existe um suporte com formação, instrução e planejamento em relação ao mundo dos negócios, com dicas de investimentos, aplicações, como realizar e planejar despesas, lucros e expansão de créditos.

Podemos citar aqui o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que é de autarquia do Governo Federal e oferece com condições especiais para ajudar os futuros empreendedores a realizarem seus sonhos.

Temos também o SEBRAE, que é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Essa entidade oferece capacitação ao empresário para conseguir realizar um bom gerenciamento e planejar seus objetivos e até mesmo as linhas de créditos específicas para franquias em bancos públicos e privados.

Qual é cenário das franquias no Brasil?

O cenário no Brasil é melhor do se imagina. Enquanto O PIB (Produto Interno Bruto) tinha a expectativa de crescimento de 1,35% em 2018, no setor de franquias a previsão era de uma expansão de 8% no faturamento e de 3% em número de unidades.

Tomando como base os anos anteriores, não é de se estranhar essa previsão. Segundo dados oficiais da ABF (Associação Brasileira de Franchising), no último trimestre de 2017 o setor de franquia cresceu 7,8% em relação ao mesmo período no ano de 2016.

O segmento que apresentou maior crescimento de 2016 para 2017 foi o de Hotelaria e Turismo, com 31% de variação. O setor de franquias faturou, no 3º trimestre de 2016, R$ 38,836 bilhões, e no 3º trimestre de 2017, R$ 41,850 bilhões — mais um indício de que essa é uma das opções mais seguras de investimento para quem quer ser empreendedor.

Devido ao tamanho do investimento, as maiores marcas estão localizadas nos principais centros econômicos do nosso país. Só a cidade de São Paulo sozinha tinha 11.132 unidades de franquias no primeiro semestre de 2017.

Exemplo de sucesso

O Brasil conta com marcas de grande expressão no âmbito das franquias, principalmente no setor alimentício. Sejam empresas nacionais ou multinacionais, elas deram e continuam dando muito certo no país. Entretanto, algumas das franquias são também exemplos de marcas que necessitam de um alto valor de investimento e mais tempo de retorno.

A rede de franquias O Boticário, por exemplo, conta hoje com quase 4.000 unidades no Brasil e no exterior — é uma marca forte e que segue as diretrizes do franchising. No ano de 2016, foi considerada a melhor franquia do país pela Revista PEGN, uma premiação já tradicional no mercado e ótima referência para quem analisa comprar uma franquia.

Podemos ver que optar por uma franquia aumenta as chances de sucesso de um empreendedor pelo fato desse tipo de negócio ser bem aceito no mercado brasileiro. A quantidade de informações disponíveis sobre a modalidade só demonstra a importância do segmento na nossa economia. Está esperando o que para investir em uma?

Se você realmente cogita abrir sua empresa nessa modalidade de negócio, uma ótima maneira de começar é divulgando para o seus amigos que você domina o assunto. Compartilhe este post nas redes sociais e mostre a todos que você sabe o que é franchising e que está a poucos passos do sucesso!