Como está o mercado de franchising no Brasil?

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 08/12/2017. Franquias

Franchising cresce 7,8% no 3º Trimestre de 2017

E o mercado de Franchising no Brasil, continua em franco crescimento, mesmo com o país saindo de um período de estagnação e recessão econômica, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), em comparação ao 3º trimestre de 2016 o setor do Franchising no Brasil cresceu cerca de de R$ 38,836 bilhões para R$ 41,850 bilhões no período, um aumento de 7,8%, para se ter uma noção a previsão do PIB brasileiro para 2017 é de 0,98% se comparado ao mesmo período de 2016.

Franchising no Brasil

Aqueda de juros, a redução da inflação mesmo que pequena, a leve redução da taxa de desemprego e a queda dos custos dos alimentos acabou reaquecendo a economia o que se refletiu no setor de franchising no Brasil, entretanto com maior ênfase nos segmentos associados ao consumo.

Por  outro lado, a expansão sobre crédito imobiliário e o impacto das novas formações familiares alavancaram o setor de Casa e Construção, fator que possui forte influencia sobre as atividades econômicas em geral.

Palavras de quem entende!

“O franchising brasileiro comprova sua maturidade e capacidade de reação em meio às turbulências vividas pelo País ao vermos os dados positivos registrados também neste terceiro trimestre. O setor por um lado se beneficia da melhora do cenário macroeconômico e de suas características essenciais, como trabalho em rede, modelos testados e padrões pré-definidos, controle de gestão e marcas consolidadas, e, por outro, busca inovar cada vez mais, é dinâmico, e está atento aos movimentos do mercado. Sendo mantidos os bons fundamentos da economia e avançando as reformas das quais o País necessita, a tendência é que o setor de franquias cresça ainda mais”.

Altino Cristofoletti Junior, Presidente da ABF.

Já Vanessa Bretas, gerente de inteligência de mercado da ABF, afirmou: “observamos uma lenta recuperação do ritmo de expansão, que também se reflete na geração de empregos, mas as redes mantém ainda muito foco na eficiência de suas operações. Certamente, as dificuldades dos últimos anos trouxeram lições que ainda estão sendo aplicadas com afinco, o que é bom para o desenvolvimento do setor como um todo”.

Dos onze segmentos classificados pela ABF, a pesquisa apontou que os maiores crescimento foi registrada nos segmentos: Entretenimento e Lazer cresceu 13,1%; Comunicação, Informática e Eletrônicos, 12,7%; Serviços e Outros Negócios e Serviços Educacionais registraram 9,7% de crescimento; Casa e Construção e Saúde, Beleza e Bem-Estar, 9,2%

“O ganho de poder aquisitivo, ainda que pequeno, e o consequente reaquecimento do consumo foram os principais impulsionadores. No caso de Casa e Construção, a expansão do crédito e a ascensão de novos perfis de consumidor, como pessoas solteiras e aposentados, aqueceram não apenas a venda de imóveis como toda a cadeia”, explica Vanessa Bretas.

Metodologia

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising no Brasil referente ao 3º trimestre de 2017 envolveu uma base com redes que representam aproximadamente 41% do faturamento total do setor.

Por pesquisas feitas sobre o desempenho, apuração s e cruzamento de dados feitos por entidades representantes de setores correlatos ao sistema de franquias, órgãos de governo, instituições parceiras e de ensino, os dados divulgados pela ABF são referência para órgãos do governo de diversas esferas, entidades internacionais do franchising, como World Franchise Council (WFC), Federação Ibero-americana de Franquias (FIAF) e instituições financeiras.

Franchising no Brasil e Ramo Ótico

O Mercadão dos Óculos vem acompanham esse desempenho do franchising, o potencial do setor vem crescendo a cada ano e a previsão é que muitas pessoas ainda utilizem óculos em todo o mundo. O setor ligado à saúde, beleza, bem estar e moda é um dos que apresentou melhores resultados, com crescimento de 9,2%, número superior à média geral.

As unidade do Mercadão dos Óculos visam um retorno entre 18 a 24 meses. Com um lucro liquido mensal que tem variado em nossas unidades dentro de 20% até 30% sobre o faturamento total da franquia. Esses excelentes números tem encorajado cada vez mais nossos franqueados na aquisição de segundas unidades, como aconteceu com nossos franqueados da cidade de Florianópolis, que inauguraram sua segunda unidade, com faturamento recorde.

Você aí está pesquisando sobre Franchising, ainda não sabe em qual segmento investir?

Venha conhecer a Rede de Óticas Mercadão dos Óculos e entender no detalhe, porque somos hoje uma das melhores opções para investimento no momento…

Acesse: www.mercadaodosoculos.com.br