Os riscos em investir em alguns segmentos

Escrito por: Mercadão dos Óculos. Última atualização: 11/12/2017. Negócios e investimentos

Riscos em investir em alguns segmentos, esse é o assunto da vez, levantamos as principais formas de investimentos, comparados aos pontos positivos em investir em franquias.

Em um outro artigo aqui do blog Qual o melhor investimento para o seu capital? comentamos sobre os tipos de investimentos de acordo com algumas características e com algumas descobertas sobre o perfil de investidor, e queremos com esse novo artigo, dar mais motivos para você investir no negócio certo.

Vamos juntos analisar os riscos em investir!

Riscos em investir em Negócio Próprio

Como o nome mesmo sugere, você manda em você mesmo e é o responsável por todos os seus acertos e erros. Neste tipo de negócios os riscos eme investir, sem antes analisar e ter muitos prejuízos é alta, visto que a maioria de quem decide abrir um negócio próprio,não avalia todos os pontos antes de abrir o empreendimento.

As questões de burocracia, vigilância sanitárias, alvarás com prefeituras, corpo de bombeiros e afins são questões que alguns novos empreendedores por falta de experiência deixar passar despercebido, e quando se dá conta, já recebeu uma multa. Outros desistem de ir atras de toda papelada, por altos custos, tempo e toda a burocracia, acabam ficando irregulares correndo mais riscos ainda.

Abrir algo próprio requer estar a par de todos os pré-requisitos, no caso de comercialização de alimentos questões de refrigeração, validades, armazenamento dos procutos, utensílios de higiene, toucas e luvas e outras questões fazem o ramos de alimentos se tornar um tanto complexo e com altos custos.

Mercado Financeiro

Um mercado para os fortes de coração, frio de mente e expertos de raciocínio. Investir em mercado financeiro é algo muito perigoso quando não se sabe investir. Um pequenos descuido de investimento e todo o seu capital pode ir ralo a baixo, por isso é um segmento que possui muitos riscos em investir também.

Uma questão que deixa os investidores desse setor de cabelos em pé são as taxas de inflações que no caso do Brasil é algo bem instável, principalmente devido as crises financeiras, a má reputação em relação aos demais países, que gera desvalorização no mercado de ações.

As altas taxas de juros também são outro ponto que desmotiva o setor brasileiro de finanças, os bancos cobram altas taxas por todos os tipo de investimentos, ale´me dos impostos como IOF, IR entre outros, os contratos com clausulas que seguram o investidor por períodos longos o impedindo de mudar de investimentos mesmo que não esteja tendo lucros.

Alguns dos principais tipos de investimentos aqui é Caderneta de Poupança que atualmente vem rendendo menos que a própria inflação, ou seja os lucros não estão pagando os aumentos que os demais produtos vem sofrendo.

Mercado Imobiliário

Um dos setores que mais sofreu e ainda sofre com o período de recessão no País é o da a construção civil e com ele todo o setor imobiliário, com menos dinheiro disponível no mercado as pessoas estão investindo menos, e assim os preços caem e a desvalorização vem junto e esse que já foi um excelente segmento para investir, nos últimos anos tem tido também seus riscos em investir.

Outro ponto que vem desfavorecendo os investidores do setor são os programas de financiamento social de habitação, as facilidades de crédito imobiliário pelos bancos fazendo com que as pessoas estejam comprando mais imoveis diminuindo os lucros do setor que dependia dos aluguei mensais.

Com a crise econômica do país, os escândalos com grandes construtoras e os altos juros por questões das altas inadimplências faz com que o setor sofras graves consequências com recessão de lucros e expansão.

Menores riscos em investir: Franquias

Ao contrário dos outros setores citados acima, o mercado de franquia é um dos poucos que vai sempre na contramão das crises e das baixas da economia, por isso tem hoje um dos menos riscos em investir. Um dos motivos é por estar fixado já em um produto que está dando certo no mercado, com pequenas chances de ter prejuízo.

A integração entre a franquia e os fraqueados faz com que os planejamentos sejam feitos de forma macro e pensados para o micro com apoio à estrutura, investimentos, divisão de lucros e gastos menores, o que faz  com que juntas as franquias consigam superar os mais difíceis momentos da economia, com apoio em conjunto e sem se abalarem.

Um grande exemplo disso é que enquanto o país estava em recessão tivemos um crescimento em faturamento em relação à 2016 de 8,3%, enquanto o País todo ficou estagnado em crescimento do PIB. É que mostra continuar em franco crescimento ano a ano,  segundo a ABF Associação Brasileira de Franchising. Com isso ganhamos o título de  melhor investimento na situação atual, por dar mais segurança para aqueles que estão preocupados nos riscos em investir nesse momento de recuperação econômica no Brasil.

Mas nem tudo são flores, como estamos falando de riscos em investir, um detalhe que faz o setor ser um pouco complicado a quem quer investir nele é a manutenção de padrões de criação, investimentos e modelo de trabalho, submetendo os franqueados estruturas pré-definidas de desenvolvimento, o que faz alguns acharem que não são totalmente donos de seus negócios, por isso essa análise também é importante, pois você terá que se adequar ao padrão exigido pela franqueadora.

Finalizando

Aqui elencamos os principais pontos e riscos em investir de forma geral nos setores acima, lembrando que dentro de cada um deles existem diversos tipo de subsetores, o que faz com que haja nuances de formas de se trabalhar e investir em cada um.

Reflita, analise e invista, o momento é propício à investimentos e os mercados estão necessitando de novos investidores para trazerem de volta a capacidade de lucratividade, essa e outras notícias você encontra em nosso  Blog de Notícias acesse e saiba mais.

 

Boa sorte e bons investimentos pra você!